Como Guardar Remédios
Os remédios são itens muito presentes no cotidiano da maioria das pessoas. A engenharia molecular conseguiu extrair das plantas e dos minerais os componentes que têm a capacidade de interagir bioquimicamente com o organismo e atuar de modo a aliviar sintomas de doenças e, em alguns casos, até curar. Porém, esses produtos devem ser administrados com segurança.
Um dos lugares da casa aparentemente mais seguros com relação à contaminação por germes e bactérias é a famosa caixinha ou armário de remédios. No entanto, a limpeza e a organização desse espaço são importantes, pois medicamentos velhos e fora do prazo de validade podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
A limpeza da caixinha de remédios deve ser feita com certa frequência para que não haja problemas futuros. que explica como limpar e organizar sua caixa ou armário de remédios.
Afaste seu armário do banheiro
Se você guarda seus medicamentos no banheiro, é melhor movê-los de lugar. O banheiro costuma ser um lugar quente, abafado e úmido – todas condições ruins para a medicação. A pior delas é a umidade, que faz com que os remédios percam a sua potência antes da data de validade. Alguns tipos de medicamentos são mais suscetíveis ao calor e à umidade, entre eles, medicamentos da tireoide, pílulas anticoncepcionais, insulina, medicamentos anticonvulsivos e anticoagulantes. Os lugares ideais para guardar remédios são gavetas de mesa ou armários da sala de jantar – locais secos e frescos. E deixe os remédios fora do alcance das crianças e dos animais.
Verifique as datas de validade
Sempre leia todas as datas de validade de seus medicamentos e até de suplementos à base de ervas, colírios e itens que estiverem sem receita. Se vencidos, eles também podem ser prejudiciais à saúde, como explicado na matéria “Medicamento vencido: tomar ou não?“.
Remova os medicamentos antigos
Remova tudo que estiver fora da data de validade e sem prescrição. Também separe para descarte os analgésicos e antibióticos que não estão sendo usados. E quando você for eliminar os antibióticos, é importante acabar com todos eles sem sobras. Mas lembre-se que o descarte incorreto de medicamentos representa um grave risco ao meio ambiente e à saúde pública (saiba mais na matéria “Quais os riscos do descarte incorreto de medicamentos? Como evitar?“). Para facilitar, muitos medicamentos indicam métodos de descarte em seu rótulo, o adequado é encaminhar os resíduos de medicamentos para postos específicos de coleta, veja abaixo o ponto mais próximo de você.
Confira o que há de sobra e os recipientes
Verifique todos os medicamentos remanescentes em seu armário ou caixa e certifique-se de que cada recipiente é à prova de crianças, mesmo você achando que está fora do alcance delas. Segurança extra não custa nada.
Organize o armário
Mova os medicamentos que você usa com mais frequência para frente do armário ou caixa para ajudar sua memória. E mova para trás qualquer outro remédio cujo uso é menos frequente, colocando-o em uma prateleira mais difícil de alcançar. É recomendável verificar com certa periodicidade se os medicamentos que estão nas últimas fileiras já estão vencidos.
Trave o armário (opcional)
Se você possui crianças pequenas em casa ou apenas quer que o seu armário ou caixa de medicamentos seja privado por qualquer motivo, procure travá-lo com um cadeado.