Topiramato
Descubra se é verdade que o topiramato emagrece, para que serve esse medicamento e os possíveis efeitos colaterais de seu consumo.
Descoberto nos Estados Unidos em 1979, o topiramato é um medicamento que pode ser usado tanto sozinho quanto com outros remédios, podendo ser indicado pelos médicos para o tratamento de pessoas epiléticas.
O remédio também é utilizado por pessoas que costumam ter convulsões e/ou são portadoras da síndrome Lennox-Gastaut (uma doença que causa convulsões e problemas de desenvolvimento). Além disso, topiramato é utilizado para tratar dores de cabeça/enxaquecas e pacientes alcoólatras.
Muitos pacientes relatam que Topiramato os ajudaram a emagrecer e acabam por indicá-lo a outras pessoas, de forma errônea. Será que Topiramato emagrece? Quem pode consumi-lo e quais são seus efeitos colaterais?
Topiramato emagrece?
O topiramato não é um medicamento indicado para c. Sua principal função é prevenir convulsões e enxaquecas em pessoas que sofrem com isso frequentemente. Porém, existem teorias que explicariam por que o remédio pode favorecer a perda de peso:
- Perda de sensibilidade do paladar: Um dos efeitos colaterais do remédio é a mudança de sensação do paladar devido à redução da saliva. Em alguns pacientes, essa mudança severa pode levar à diminuição do prazer na alimentação, levando à perda de peso;
- Reduz a ansiedade por comida: Estudo publicado pela Associação Americana de Diabetes sugere que o topiramato é responsável por diminuir a ansiedade por chocolate. Esse estudo foi confirmado com outro estudo publicado em 2010 pela Experimental and Clinical Endocrinology & Diabetes que concluiu que a substância reduz os níveis de grelina no organismo, o hormônio da fome;
- Outras teorias:
- A Associação Americana de Diabetes ainda apontou que o remédio pode agir na glicose do sangue e na secreção de insulina, gerando a perda de peso através da utilização da energia armazenada no organismo. Este processo é similar a como as dietas proteicas ajudam a emagrecer, em que corpo queima os estoques de emagrece, como primeira fonte de combustível.
- Além disso, pacientes relatam que topiramato emagrece por diminuir drasticamente o apetite, principalmente no período da noite.
Efeitos colaterais do topiramato
Em pacientes jovens e adultos, é comum ocorrer algumas reações adversas, como:
- Sonolência;
- Tontura;
- Nervosismo;
- Ataxia;
- Fadiga;
- Alterações do raciocínio;
- Distúrbios de fala/visão (miopia aguda e glaucoma agudo);
- Dificuldade de memorização;
- Confusão mental;
- Anorexia;
- Náusea;
- Perda de peso;
- Distúrbios de linguagem;
- Distúrbios de concentração;
- Depressão, dores abdominais;
- Alterações de humor;
- Alteração do paladar;
- Dentre outras.
Outro problema associado ao Topiramato é o de cálculo renal. A eliminação desse medicamento pelo corpo ocorre por via renal, por isso há muitos incidentes desse efeito colateral. A bula do remédio aconselha que o paciente beba bastante água durante o tratamento.
Conclusão
Usar um medicamento para um objetivo ao qual ele não foi desenvolvido é algo bem perigoso. Portanto, só use topiramato quando o médico indicar, obedecendo sempre todas as instruções do profissional quanto à dosagem, frequência de uso e duração do tratamento.
Se deseja emagrecer, faça isso de maneira saudável: por meio de uma reeducação alimentar, aliada à prática de atividades físicas.